WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vantagens da utilização da auriculoterapia na podologia para tratamento de alguns


Podólogas com a utilização da auriculoterapia.
A auriculoterapia pode complementar a podologia, principalmente acelerando o processo de cura dos pacientes e promovendo a analgesia do local tratado, devido aos estímulos auriculares.Segundo o médico francês Dr. Paul Nogier, a auriculoterapia promove a vasodilatação na área correspondente ao do estímulo, ocorrendo o aumento do aporte de sangue, consequentemente uma melhor oxigenação do tecido, facilitando a saída de resíduos, proporcionando uma melhora mais rápida. Sobre os tratamentos feitos pela equipe de
Objetivos:
1º - Promover analgesia no local da lesão (onicocriptose com granuloma), para que o procedimento de espiculotomia seja realizado sem provocardor e trauma nos pacientes.
2º - Melhorar a oxigenação na lesão para que ocorra uma cicatrização mais rápida e eficaz
PRIMEIRO CASO:
Paciente de 21 anos do sexo masculino, apresentou um caso de onicocriptose nas faces M e L do hállux D.
Procedimentos:
Após procedimento de auriculoterapia, para analgesia do local, foi realizada a assepsia no pé
do paciente e espiculotomia, nas duas faces do hállux D.
Conclusão:
1º - Durante os procedimentos de assepsia e espiculotomia, o paciente relatou que a dor no
local havia diminuído consideravelmente, o que proporcionou uma maior eficácia na retirada da espícula.
2º -Após quase duas semanas, não havia lesão infecciosa no hállux, pois com a ajuda da auriculoterapia foi observado uma cicatrização mais rápida do tecido lesionado.
SEGUNDO CASO:
Paciente adolescente de 16 anos do sexo masculino, possui onicocriptose com granuloma piogênico, nas faces M e L do hállux E e, na face L do hállux D, relata algia intensa nos hállux, provocando claudicação na deambulação do paciente,com conseqüente alteração da marcha.
Procedimento: Após procedimento de auriculoterapia, para analgesia do local, foi feito a assepsia nos pés e espiculotomia, nas duas faces do hállux E e, naface L do hállux D. Procedimento: Paciente ainda estava com os pontos de estímulo referentes ao tratamento auriculoterápico, para analgesia do local, foi feito a assepsia nospés, espiculotomia total, na face hállux D e colocação de CO (curativo oclusivo), com aplicação de cimento cirúrgico.
Procedimento:
Obs.: Paciente já estava fazendo tratamento com antibiótico prescrito por um médico.
Foi reaplicada a auriculoterapia, para analgesia do local, foi feito a assepsia nos pés e colocação de CO com aplicação de cimento cirúrgico.
2º- A partir do 3º dia de tratamento, já podemos observar uma melhor aparência dos tecidos
lesionados, diminuição do edema e do eritema e o início do processo de regressão dos granulomas.
Considerações 1º- Durante os procedimentos de assepsia e espiculotomia, o paciente relatou que a dor no local, durante os procedimentos, havia diminuído consideravelmente, o que proporcionou uma maior eficácia no tratamento da retirada das espículas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário