WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

domingo, 27 de novembro de 2011

FISSURA CALCÂNEA OU RACHADURA

Definição: São lesões lineares ou estreitas da pele, que aparece em qualquer situação climática, seja frio ou calor, deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar. Pode ocorrer até mesmo sangramento.

Etiologia:
São provenientes da eliminação ou destruição dos tecidos cutâneos causados basicamente pela perda da elasticidade da pele.

Fatores Determinantes:

• IDADE (Responsável natural pelo surgimento e aumento do número de dobras na pele.)

• HÁBITOS ALIMENTARES (Por exemplo, o ácido úrico quando não é eliminado pelo organismo, ataca as articulações das mãos e dos pés, provocando também lesões cutâneas que podem ser confundidas com micoses e pé de atleta. De acordo com sua taxa, o paciente deve evitar, reduzir ou mesmo eliminar o consumo de carnes gordas, defumadas ou de animais em crescimento, sardinhas, crustáceos, vísceras de boi, miolo, miúdos de frango, vagens, lentilhas, grão-de-bico, espinafre e cerveja. Para ajudar a eliminar o ácido úrico: Queijo, leite e ovos.)

• QUANTIDADE DE ÁGUA INGERIDA (É indicado um mínimo de 5% em litros, do peso corporal.)

• USO DE MEDICAMENTOS (Podem afetar diretamente a elasticidade da pele.)

• EXPOSIÇÃO DA PELE A AGRESSÕES QUÍMICAS E DE SOLO (Intensificam o resse-camento da pele, agridem e contaminam os ferimentos.)

• USO DE MEIAS E SAPATOS INADEQUADOS (Meias de material sintético facilitam a proliferação de fungos / bactérias, e sapatos apertados, folgados demais ou desprovidos de palmilhas podem ocasionar o surgimento de bolhas, esfolamento e calosidades

• OBESIDADE • RAÇA • PROBLEMAS HORMONAIS Todos estes fatores podem ser apontados como determinantes para o surgimento, persistência ou agravamento do quadro clínico de pacientes portadores de fissuras nos pés

ANAMNESE PACIENTE: No início do tratamento é indicada uma breve pesquisa junto ao paciente buscando determinar particularidades que possam intervir no seu tratamento. Dentre os diversos fatores podemos citar como principais: Hábitos e costumes. Alimentação. Profissão e atividades desenvolvidas. Medicamentos ingeridos freqüentemente. Como e em que circunstâncias se utiliza de: • Meias • Calçados • Hidratantes Que tipo de tratamento já foi aplicado nas fissuras dos pés.

TRATAMENTO:

1 - TRATAMENTO APLICADO NO CONSULTÓRIO:
ASSEPSIA
DESBASTAMENTO das calosidades geradas em torno das fissuras pela demora da cicatrização. (Estes excessos de pele ressecada, quando forçados pela movimentação, são responsáveis pela reabertura dos ferimentos, fazendo com que as cissuras se tornem cada vez mais profundas.)
LIXAMENTO PLANTAR melhorando a qualidade da superfície da pele.
HIDRATAÇÃO COM CREME ESPECÍFICO (Corrigindo o ressecamento da pele e restaurando sua elasticidade).

2 - RECOMENDAÇÕES AO PACIENTE:
HIGIENIZAÇÃO (Lavar e enxugar muito bem os pés, com toalha à parte).
Utilização do CREME HIDRATANTE abundantemente, pela manhã e à noite.
Sempre utilizar MEIAS DE ALGODÃO para favorecer a absorção do creme, proteger as rachaduras e evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Calçar, durante o tratamento, apenas SAPATOS ADEQUADOS (sempre fechados, evitando expor os ferimentos a agressões químicas e de solo).

Um comentário:

  1. TENHO RACHADURAS HORRIVEIS NO MEU PÉ, AS VEZES ATE SANGRA,NAO TENHO DABETES E NEM ACIDO URICO,MAIS SOU OBESA,E AS MINHAS MAES TAMBEM SAO MUITOS RESSECADAS..A ALGUM TRATAMENTO CASEIRO OU DEVO IR NO MEDICO???

    ResponderExcluir