WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

domingo, 27 de novembro de 2011

Hanseníase

  • O que é?  Agente causador?

Doença causada por um micróbio, uma bactéria chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae). É um parasita intracelular
obrigatório que apresenta afinidade por células
cutâneas, hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa), microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo.
A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem é necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.
Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal-do-sangue.

  • Forma de contágio?

Não é uma doença hereditária. A transmissão se dá de indivíduo para indivíduo, por germes (bacilos) eliminados por gotículas da fala e que são inalados por outras pessoas penetrando o organismo pela mucosa do nariz.
Outra possibilidade é o contato direto com a pele através de feridas de doentes. No entanto, é necessário um contato íntimo e prolongado para a contaminação, como a convivência de familiares na mesma residência. Daí a importância do exame dos familiares do doente de hanseníase. A infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social.
A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De sete doentes, apenas um oferece risco de contaminação.
Das oito pessoas que tiveram contato com o paciente com possibilidade de infecção, apenas dois contraem a doença. Desses dois, um torna-se infectante.

  • Sinais e sintomas

 Classificada como doença da pele, tem início lento. A bactéria atinge, inicialmente, a pele, a mucosa do nariz, os testículos, os olhos; em seguida, os nervos, com conseqüente perda de sensações táteis e movimentos do corpo.
Os principais sintomas, em ordem de aparecimento são:
Pele: manchas avermelhadas ou esbranquiçadas e regiões "anestesiadas"; perda de pêlos nas regiões afetadas, caroços ou nódulos, dores, cãibras e formigamento de mãos e pés.
Nervos: perda de movimento de pés e mãos, diminuição da força muscular, ressecamento dos olhos, atrofia dos dedos.
 A classificação das formas clínicas da hanseníase divide-se basicamente em quatro: indeterminada, tuberculóide, dimorfa e virchowiana. Os dois tipos mais importantes são a tuberculóide e a virchowiana ou lepromatosa. A formatuberculóide é carcterizada por nódulos sob a pele e regiões de anestesia circunscrita, pelas lesões dos nervos periféricos. A forma mais grave é a vichowiana ou lepromatosa que causa ulcerações e deformidades, com mutilações de mãos, nariz e orelhas.

  • Tratamento

A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento depende do tipo.
Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é mais rápido. É dada uma dose mensal de remédios durante seis meses. Além da ingestão de um comprimido diário;
Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo. São 12 doses do medicamento, uma por mês. Além de dois outros remédios diários durante os dois anos.
O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos devem ser distribuídos pela rede pública de saúde.
·         Prevenção
A hanseníase é, hoje, bem conhecida. Pode ser controlada e mesmo erradicada desde que sejam tomadas medidas de prevenção. Esta cabe mais aos poderes públicos, no sentido de tomar medidas que acabem com a miséria responsável pela promiscuidade e acúmulo de pessoas com baixa imunidade em ambientes pequenos, mal arejados e sujos.
Vacina BCG protege contra a Hanseníase principalmente as formas multibacilares, ou seja, as formas transmissíveis da doença.
Conhecendo os primeiros sinais da Hanseníase, encaminhando o doente para uma consulta e realização de exames, o mais cedo possível, a doença poderá ser imediatamente descoberta,tratada e curada, evitando maiores danos para o doente e sua família.

·         Dados de interesse do podólogo
Sempre utilizar os EPI’S independente do paciente, sem restrições. Como luvas, mascaras, óculos de proteção, touca, ou seja, sempre se prevenir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário