WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Unhas encravadas (onicocriptose)

 Onicocriptose




 É o termo cientifico para a chamada unha encravada . A intervenção cirúrgica normalmente não resolve o problema. Os podólogos entendem que, em 99% dos casos, é possível solucionar o problema sem a intervenção cirúrgica.
A onicocriptose é uma dolorosa afecção que aparece freqüentemente na última falange do primeiro dedo e geralmente ao seu redor, se desenvolve-se um tecido granulomatoso(Nós podologos chamos de Granuloma). O tratamento está restrito somente à retirada da espícula (pedaço da unha) e não da unha propriamente dita.

ESPICULAECTOMIA
O podologo através da tecnicas dominados chamada de espiculaectomia, ou seja, a retirada da unha encavada,usando equipamentos adequados é solucionado o problema com facilidade.  

AS PRINCIPAIS CAUSA DA ONICOCRIPTOSE:
Por pressão: exercida por meias grossa, calçados desconfortavis, unhas muito espessas e convescidade exagerada do corpo da unha.
Por trauma:Tropeções, quedas de objetos sobre a unha,CORTE INCORRETO(principal causa nos gabinete de podologia de cada 100% dos casos de onicocriptose 80% é devido o corte incorreto das lâminas).

TECNICA PODOLOGICA
O procedimento deve ser com instrumentos rigorosamente afiados, esterelizados e descartavies, essa interveção é feita sem anestesico injetaveis. o podologo experiente possui tecnicas aperfeitoada no manejo dos instrumento curtantes que faz o procedimento ser menos doloroso e com menos riscos de corte, faz-se a assepsia em todo o pé,faço uso de emoliente liquido em seguida a remoção da espícula, se houve sangramento ( hemostasia) usa-se fibra de alginado de cálcio e sodio promovendo a hemostase.

CURATIVOS:
É feito curativos usando PVPI ou colagenase ou clorafenicol ou mupirocima ou sulfato de neomicina ou fibra de alginato e etc. Pode-se usar algodão, cimento cirurgico, gases ou silicone para separa a lâmina da granulação.

Atenção: O paciente deve retornar 48hs depois para o segundo curativo. Assim sucessivamente até desaparecer a infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário