WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

domingo, 27 de novembro de 2011

Micose

  • O que são as Micoses?

Micoses são doenças causadas por dermatófitos, fungos que se instalam nos tecidos "mortos" da pele e de seus anexos, como estrato córneo, unhas e pelos. Os fungos estão presentes em todos os lugares, portanto praticamente todos nós ficamos expostos a eles. Quando esses fungos acham condições favoráveis de vida, como umidade e calor excessivo, eles reproduzem e podem provocar uma infecção (micose).

  • Agente causador

Micoses são doenças produzidas por microorganismos conhecidos como fungos.
Existem dois tipos de micose, a micose superficial e a profunda. No primeiro caso, os fungos ficam na parte externa da pele, ao redor de pêlos ou nas unhas, alimentando-se da queratina presente na pele. Já na micose profunda, a situação é mais complexa, pois os fungos se disseminam através da circulação sangüínea e linfática, chegando até mesmo a infectar a pele e os órgãos internos.
Entretanto nem todos os contatos com os fungos causam doenças, existem alguns fungos benéficos.

  • Forma de contágio

Pode-se pegar micose por contato direto com pessoas que a tenham em lugares mais prováveis de contágio são as piscinas, lavatórios de pés, vestiários, banheiros públicos de hotéis, mato, praia, objetos não desinfetados.

  • Sinais e sintomas, o que causa?

A micose pode surgir em diferentes partes do corpo e tem diversas aparências. Pode ser uma mancha em forma de círculos, ou bolinhas de água, descamação.
Nos pés é comum uma descamação no meio dos dedos e bolinhas na solas.
Nos homens ela aprece muito na virilha, onde causa avermelhamento e descamação.
Podem causar queda de cabelos quando surgem no couro cabeludo.
No inicio surgem vermelhidões e em seguida a pele se torna acinzentada ou branca e começa a descamar.
Uma sensação de coceira e pinica mento, seguida de dor considerável, freqüentemente acompanham a micose de pé e mucosas.

  • Tratamento

Para se obter sucesso no tratamento, a unha doente deve ser totalmente substituída por uma saudável, livre do fungo. O Tratamento geralmente é demorado e requer paciência porque o crescimento de unha se faz lentamente.
Recomenda-se cortar a unha o mais rente o possível, com uma lixa grossa, lixar a unha até atingir a parte afetada, não retirar o material esbranquiçado debaixo da unha afetada.
Para sua unha doente possa se recuperar integralmente é preciso usar o antifúngico necessário para unhas, existe comprimido, esmaltes antimicóticos e se preferir uma opção natural utilizem um potente antifúngico chamado de óleo de melaleuca.

  • Prevenção

  • Bons cuidados higiênicos;
  • Usar roupas e meias de algodão;
  • Manter ambientes limpos e secos;
  • Não usar roupas e calçados inadequado e apertados;
  • Secar a pele e trocar roupas após o banho, piscina, praia ou quaisquer outras atividades que deixam a pele úmida, com especial atenção para regiões de dobras como virilha, entre os dedos, embaixo das mamas;
  • Evitar o uso excessivo de sabões inadequados ou procedimento agressivo á pele que alterem suas condições normais como buchas, esponjas podendo assim diminuir as defesas naturais da pele, facilitando a infecção por fungos;
  • Não compartilhe toalhas, calçados;
  • Certifique-se de que os objetos de manicure sejam esterilizados;
  • Sempre que houver alguma suspeita de micose procure um médico para diagnosticá-la e tratá-la corretamente;
  • Cuidado ao cortar as unhas, não a fazendo exageradamente, não sendo muito rente a pele;
  • Lavar os pés adequadamente, trocar as meias diariamente;
  • Calçados corretos, não apertados e que não apertem os pés;
  • Cuidado com as atividades em contato com o solo;
  • Cuidados com as micoses da unha, dos pés para não infectar maiores partes.

  • Dados de interesse do podólogo
Sempre utilizar os EPI’S independente do paciente, sem restrições. Como luvas, mascaras, óculos de proteção, touca, ou seja, sempre se prevenir.
Tipos de micoses
Micoses de Unhas (Onicomicose):
São mais comuns nas unhas dos pés e nas mulheres. No início, a onicomicose é apenas uma alteração no aspecto: uma minúscula mancha branca no canto da unha. O tempo prova o contrário, elas podem causar desconforto, piorar e até atingir outras unhas. Mais tarde pode acontecer o descolamento da unha, deixando-a mais grossa ou esbranquiçada e quebradiça. Deve ser lembrado que o aspecto da unha não volta ao normal logo após o final do tratamento, isto porque a unha pode demorar até 9 meses (ou mais) para crescer completamente e voltar ao normal. Isto não é falha da medicação, pois alguns produtos ficam impregnados na unha,
mantendo o seu efeito contra os fungos durante 9 a 12 meses, tempo que leva a unha para recuperar seu aspecto sadio.
 
Frieira ou Pé-de-atleta (Tinea pedis):
Ocorre entre os dedos dos pés. Os fungos provocam coceira e deixam a pele esbranquiçada. Há também descamação e espessamento da sola dos pés. O pé-de-atleta aparece quando a umidade e a sujeira se acumulam. É mais comum em pessoas que usam sapatos fechados por longos períodos de tempo.

Micose do Corpo (Tinea corporis):
As lesões são escamosas, circulares e têm bordas elevadas, normalmente estão presentes entre as dobras dos braços, joelhos e axilas.

Micoses de Praia/Piscina ou Pano Branco (Pitiríase Versicolor):
É um tipo de micose que acomete a pele e apresenta-se na forma de manchas claras, podendo ser castanhas ou avermelhadas. Normalmente aparece na região das costas. Por ser uma micose contagiosa, ela é mais comum em freqüentadores de piscinas e praias onde existem acúmulos de pessoas num mesmo local, o que facilita este contágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário