WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dermatite atópica ou eczema atópico


Trata-se de manifestações cutâneas alérgicas que aparecem em pessoas atópicas e afetam principalmente as crianças com idade inferior a 1 ano e antecedentes familiares. Uma pequena percentagem de jovens e adultos continua a sofrer estas manifestações.
Atopia - predisposição genética para apresentar uma série de manifestações alérgicas.

Causa:
O eczema atópico é uma condição hereditária, para a qual não existe uma causa simples. As pessoas acometidas por eczema vêm, geralmente, de famílias que apresentam histórico dessa condição (ou de asma, ou de rinite, que são doenças relacionadas). Contudo, nem todas as crianças da família são, necessariamente, afetadas.
A pele desses pacientes é hipersensível a determinados agentes irritantes, principalmente pêlo ou pele de animais, e aos ácaros domésticos, que comumente habitam camas e carpetes. Esses fatores agravantes podem levar à exacerbação do eczema, que, obviamente, pode causar grande aflição à criança.

Características:
O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem. Na infância as lesões são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros. Com o ato de coçar, tornam-se escoriadas e podem sofrer infecção secundária.
Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida. Usualmente localizada nestas áreas, a dermatite atópica pode se generalizar, atingindo grandes áreas corporais.
Passada a infância, pode ocorrer o desaparecimento total das lesões mas, geralmente, a doença tem curso crônico (longa duração), apresentando períodos de melhora e de piora. É comum, após o desaparecimento da dermatite atópica, ocorrer a substituição desta por uma das outras formas de apresentação da atopia (asma ou rinite).
Outra característica da pele do atópico é a sua tendência maior ao ressecamento que, por si só, pode dar origem à sensação de coceira e descamação. O estresse emocional pode desencadear períodos de piora e não deve ser menosprezado.

Prevenção

Não há mecanismo de prevenção, mas a dermatite atópica pode ser controlada através de cuidados com a exposição a fatores que possam desencadear a afecção.

Tratamento

Por não existir nenhum recurso para a cura definitiva, o objetivo do tratamento deve ser o controle da afecção, enquanto se aguarda por uma possível involução espontânea da dermatose. Assim, o tratamento deve ser orientado para diminuir a sintomatologia e a reação inflamatória, reconhecendo, afastando ou excluindo fatores que agravam o quadro.
A hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes agressivos, buchas e banhos quentes. Se tomar mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles. Logo após o banho, com a pele ainda úmida, deve-se usar hidratantes para evitar o ressecamento.
As lesões são tratadas com o uso de cremes e pomadas à base de corticosteróides ou outras substâncias que ajudam a combater a inflamação. Em caso de infecção secundária, devem ser usados antibióticos. Medicações anti-alérgicas ajudam a diminuir e controlar a coceira. Casos mais graves podem necessitar de medicações mais potentes, via oral, para o seu controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário