WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Faceíte plantar

Fasceíte plantar (FP) é uma síndrome degenerativa da fáscia plantar resultante de trauma repetitivo na sua origem no calcâneo. FP é conhecido como a mais comum causa de dor inferior de calcanhar do adulto. A palavra fasceíte supõe a  inflamação ser um componente inerente a esta condição.

·         Causa.
Na presença de fatores agravantes, o movimento repetitivo do andar ou correr pode causar micro-traumas na fáscia plantar. A zona afetada é freqüentemente próxima da origem da fáscia plantar, na tuberosidade do calcâneo. Biopsia do tecido afetado revela mudanças degenerativas da fáscia, com ou sem proliferação fibroblástica e mudança inflamatória crônica.
Aumento repentino de atividade com descarga de peso, particularmente aqueles envolvendo corrida, pode causar micro-trauma na fáscia plantar numa taxa que excede a habilidade do corpo de se recompor.
Quando a FP ocorre no idoso, isto é usualmente atribuído à fraqueza dos músculos intrínsecos e a atenuação da força secundaria à aquisição de pé plano (pronação excessiva do pé) combinado com a diminuição da capacidade do corpo de se recuperar.
·         Características.
A fáscia plantar é uma densa camada fibrosa de tecido conectivo que origina do tubérculo medial na superfície do calcâneo e segue até a placa plantar da articulação metatarsofalangeana para formar o arco medial longitudinal do pé. Isto proporciona a chave da função na corrida e no caminhar. Em geral, o propósito da fáscia plantar é duplo – promover o suporte do arco longitudinal e serve como um amortecedor dinâmico do choque do pé para a perna.
No caminhar, o calcanhar faz contato com o chão. Após este contato, a tíbia roda medialmente e o pé prona, alongando a fáscia plantar e aplainando o arco. Isto permite que o pé se acomode de irregularidades da superfície e absorva o choque.
·         Sinais e Sintomas.
A clássica apresentação da FP é a dor na sola do pé na região inferior do calcanhar. Pacientes relatam a dor ser particularmente ruim nos primeiros passos no despertar de manhã ou depois de um tempo prolongado de atividades de descarga de peso. A dor pode ser tão intensa ao redor com o calcanhar afetado fora do chão. Após alguns passos e durante o curso do dia, a dor do calcanhar diminui, mas retorna com atividade intensa ou prolongada de descarga de peso. Relatos iniciais da dor podem ser difusos ou migratórios; entretanto, com o tempo isto costuma focar ao redor da área da tuberosidade medial do calcâneo. Geralmente, a dor é mais significativa quando são envolvidas atividades de descarga de peso, e podem usualmente estar relacionadas ao aumento da quantidade ou intensidade da atividade física antes do início dos sintomas.

·         Diagnóstico
Diagnóstico da FP é usualmente feito com base na historia e exame físico. Dor no despertar da manhã é típico da FP, e pode ser útil na distinção de outras formas de dor no calcanhar. . Dor noturna pode aumentar a suspeita de outras causas de dor no calcanhar, como em tumores, infecções e neuralgias (incluindo a síndrome do túnel do tarso).
Ao exame físico apresenta ponto dolorido antero-medial ao calcâneo. A dor pode ser exacerbada pela dorsiflexão passiva dos dedos ou estando o paciente de péo passiva dos dedos ou estando o paciente de po calcaneo. sobre as pontas dos dedos. O diagnostico por imagem raramente é indicado para avaliação inicial e tratamento, mas pode ser útil em alguns casos para excluir outras causas de dor no calcanhar. O RX simples pode excluir a fratura de calcâneo por estresse e pode detectar uma subjacente espondiloartropatia. Escanometria óssea e ressonância magnética podem ser útil, mas não é rotineiro. A ultrassonografia é outra ferramenta útil para diagnosticar a FP. 

·         Tratamento.
Existem muitas outras formas de tratamento, entre elas:
Calçado apropriado, Alongamento e fortalecimento,
Suporte do arco e órteses; Splints e imobilizador para andar;
Agentes anti-inflamatórios;Cirurgia;
Terapia por onda de choque extracorporal (ESWT).

·         Tratamento alternativo

Palmilha magnética;                                   Acupuntura ;

Consideração nutricional ;                       Vitamina C;

Zinco;                                                               Óleo de peixe ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário