WElCOME: Perfil Podologia

Espaço para você tirar dúvida, manter contato com a podologa, marca horarios e tirar todos os seu medos em relação aos procedimentos;


Cuide-se pois sua saúde começa pelos seus pés

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Halux rígido

O primeiro ou grande metatarso cumpre papel importante no nosso caminhar. Ele tem de dobrar a cada passo que damos. Possui uma importante articulação em sua base, denominada articulação metatarso-falangeana ou articulação MTF. A articulação MTF se localiza onde os ossos metatarso e falange se encontram e se articulam. As terminações desses ossos são cobertas por uma lisa cartilagem articular, o que permite a livre locomoção de ambos.

Agente etiológico/causa: Qualquer dano à cartilagem pode provocar lesão ou artrite. Uma leve lesão à cartilagem pode, com o tempo, agravar-ser e ocasionar perda generalizada da cartilagem ou doença articular degenerativa. Geralmente, à medida que “o uso e o conseqüente desgaste” da articulação MTF progridem, surgem protuberâncias ósseas (osteófitos) que se formam nas superfícies dos ossos. Esses osteófitos podem impedir os movimentos articulares e causar dores, sobrevindo o que se denomina Hállux Limitus ou Hálux Rígido. Controversa, Direta ou indireta, Traumático e sistêmico.
Característica: Uma cartilagem pode danificar-se por uma série de razões: traumas (lesões), infecções, inflamações e mal-alinhamento. A lesão traumática pode causar uma deficiência pontual.  O mal-alinhamento dos ossos pode causar danos generalizados às superfícies das articulações, assim como acontece às ranhuras dos pneus do automóvel, caso as rodas não estejam bem alinhadas.
Sinais e sintomas:
  • Grau I- espaço articular preservado, mínimos osteófitos, queixa de dor no desprendimento da marcha;
  • Grau II- espaço diminuído, esclerose, osteofitose moderada, stress mecânico, limitação do movimento;
  • Grau III- acentuada diminuição de o espaço articular, degeneração, osteófito volumoso.

Diagnóstico: clínico, de acordo com as queixas do paciente, limitação do movimento, dificuldade de deambular e dor.
Tratamento: Conservador: estágio inicial, com sintomáticos, palmilha, sapatos sola rígida; Cirúrgico: queilectomia, osteotomia, artroplastia, artrodese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário